Logotipo da Iema Logotipo da SEAMA

QUALIDADE DAS PRAIAS

O Estado do Espírito Santo possui as maiores concentrações urbanas e atividades econômicas na região costeira, sendo esta caracterizada por ambientes sensíveis, tais como praias arenosas, costões rochosos, enseadas, estuários e baías, compondo uma área de grande potencial turístico.

Além de atração para os turistas, a utilização das praias como área de lazer é uma das principais formas de recreação nos centros urbanos litorâneos. Assim, conservar a praia mantendo-a em condições próprias para recreação primária e informar aos banhistas das condições de balneabilidade (ou seja, condições para o banho) no menor intervalo de tempo possível, tem sido uma das preocupações da Secretaria de Estado para Assuntos do Meio Ambiente e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

A questão da balneabilidade torna-se bastante importante no caso de praias localizadas em áreas urbanas que recebem uma quantidade adicional de esgotos sanitários, os quais podem ser responsáveis diretos pelo comprometimento da balneabilidade das águas utilizadas como fonte de recreação. A eliminação dos lançamentos de esgotos na praia é um dos objetivos do Programa Litoral Sadio.

Click no município e veja a qualidade das praias.
  Conceição da BarraSão MateusLinharesAracruzFundãoSerraVitóriaVila VelhaGuarapariAnchietaPiúmaItapemirimMarataízesPresidente Kennedy

Para avaliação da balneabilidade, é necessária a análise das amostras de água coletadas nas praias estudadas. O resultado destas análises é comparado a valores-padrão já determinados, possibilitando a identificação das condições favoráveis ou não de banho em um determinado local. Para isto, foram criadas classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários: excelente, muito boa, satisfatória e imprópria.

O parâmetro básico que indica a balneabilidade da praia, em termos sanitários, na maioria dos países do mundo, é a densidade de coliformes fecais (bactérias) na água.

A Resolução Nº 274/00 do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA estabelece a seguinte classificação:

CATEGORIA LIMITE DE COLIFORME FECAL
(NMP/100 mL)
EXCELENTE PRÓPRIA Máximo de 250 em 80% das amostras
MUITO BOA PRÓPRIA Máximo de 500 em 80% das amostras
SATISFATÓRIA PRÓPRIA Máximo de 1000 em 80% das amostras
IMPRÓPRIA IMPRÓPRIA Acima de 1000 em mais 20% das amostras

A rede de monitoramento está distribuída por todo o litoral do Estado do Espírito Santo, abrangendo um total de 46 praias em todos os municípios costeiros, compondo 70 pontos; dentre estes, alguns mais interiores, como em regiões de desembocaduras, rios e lagoas.

O monitoramento proporciona não só o conhecimento e disponibilização das condições das praias, como também a detecção de quaisquer irregularidades quanto a lançamentos clandestinos de esgotos, auxiliando como ferramenta de fiscalização.

A SEAMA, no âmbito do programa Litoral Sadio, pretende com estas ações levar as informações ambientais ao conhecimento da população, estimulando a participação desta nos processos ocorrentes no Estado. O incentivo a esta participação subsidiará diversas ações relacionadas ao planejamento, recuperação e gestão do litoral.

A SEAMA coloca-se à disposição para quaisquer solicitações, denúncias e esclarecimentos técnicos que se fizerem necessários.

Retornar
Empresa de Processamento de Dados do Estado do Espírito Santo - Prodest. Certificada ISO 9001    Melhor visualizado em 800x600 e browsers IE4/NS3 ou superiores.
   2003 Prodest, direitos reservados. Contacte o webmaster.